A Ford respondeu à tendência de downsizing, que ganha cada vez mais força na indústria automobilística, com o lançamento dos motores EcoBoost – menores e mais econômicos que os anteriores, mas que não perdem em potência e desempenho. A família de propulsores, com opções de quatro e seis cilindros, com turbo e injeção direta de combustível, vai ganhar ainda mais atenção por parte da marca do oval azul em 2012.

A fabricante norte-americana passará a oferecer 11 modelos equipados com blocos EcoBoost nos EUA. Atualmente, são apenas sete. Com isso, a Ford planeja triplicar sua capacidade de produção dos motores na América do Norte, de 128 mil para cerca de 383 mil unidades anuais. As novas gerações do crossover Escape e do sedã Fusion contarão com motores EcoBoost de 1.6 litros. A tecnologia também será estendida para o esportivo Focus ST e para o carro de polícia Taurus Interceptor.

Apresentado em 2009, o motor EcoBoost ainda não deu as caras no Brasil. Isso pode mudar com a chegada do novo Fusion, que virá importado do México a partir do segundo semestre. Por aqui, o sedã deve chegar com um propulsor 2.0 litros de 250 cv, que promete economia de 10% a 20% em relação aos convencionais. O novo EcoSport, que terá motores da linha verde ao redor do mundo, será produzido por aqui com um Sigma de 4 cilindros. A Ford vai produzir o EcoBoost 1.0 litro de três cilindros nacional a partir de 2014.





fonte : http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2012/01/26/ford-quer-triplicar-producao-de-motores-ecoboost