VOCÊ SABE COMPRAR UM CARRO COM
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA?


Algumas dicas simples para que você faça uma boa compra ao escolher
um veículo com transmissão automática.

Use sempre de muito cuidado ao dirigir o veículo de outra pessoa – os espelhos, a regulagem do banco do motorista, etc. podem não estar corretamente ajustados para você. Primeiro, pisando no pedal de freio, ajuste os espelhos, assento do motorista, e familiarize-se com os controles do veículo. Saia dirigindo somente quando você achar que é seguro.
Para começar, verifique se há manchas de fluido debaixo do veículo, usualmente de coloração avermelhada, especialmente na região da transmissão, (meio do veículo). Isto indica que há vazamentos, e os vazamentos são altamente prejudiciais à transmissão automática.
Uma das indicações de problema em um câmbio automático é a demora das mudanças, quando se passa um grande período de tempo (mais de 2 segundos) entre a passagem da alavanca para a posição “D” ou “R” e o engate real da marcha. (Você sentirá um pequeno balanço do veículo quando a marcha for engatada).
É mais fácil notar uma demora no engate em um veículo parado por algum tempo. Com a alavanca na posição “P” (Park) funcione o motor, e espere até que a rotação da marcha lenta normalize (usualmente entre 650 e 850 RPM).
Com seu pé apoiado no pedal de freio, mude para a posição “D” (Drive). Quase imediatamente a transmissão deverá engatar (Tempo máximo 2 segundos)- e parece que o carro quer avançar. Isto deverá acontecer suavemente, sem ocorrer trancos ou ruídos.
Mude para “N” (Neutro) e a transmissão deverá desengatar. Agora, mude para “R” (Ré). Novamente, a transmissão deverá engatar sem demora (máximo 2 segundos) e você sentirá que o veículo quer se mover para trás. De novo, isto deverá acontecer sem trancos ou ruídos.
Se houver uma demora considerável, (mais de 2 segundos) entre o momento em que você move a alavanca e o momento em que a transmissão engata, isto indicará um desgaste excessivo dos elementos internos ou há algum problema hidráulico, e você deve evitar comprar este carro.
Se ocorrer um tranco forte ou ruído enquanto ocorre o engate, evite comprar este carro. Agora, enquanto ainda com o pé no pedal de freio, tente mudar a alavanca da posição “D” para “R” e de volta para “D”. Não deverão ocorrer trancos ou ruídos.
Mude para a posição “D”, e tente dirigir suavemente, com uma aceleração gentil e gradual. Até o veículo atingir uma velocidade de 50-60 km/h, você deverá sentir pelo menos duas mudanças de marcha (de primeira para segunda e de segunda para terceira). Estas mudanças deverão ocorrer muito suavemente, sem trancos ou patinação (quando o motor do veículo sobe de giro, porém o carro não acompanha).
Por “mudança suave” deve-se entender que ela deverá ocorrer sem trancos, porém você poderá sentir o momento em que o motor cai de giro. Parece que o veículo diminui a velocidade por um período muito breve de tempo e depois acelera novamente (exatamente o que acontece em um veículo com câmbio manual).
Você também notará a mudança pela ligeira alteração no ruído do motor. Mas quando a transmissão está extremamente desgastada ela efetuará a mudança com trancos, vibração ou demora,(especialmente de primeira para segunda marcha).
Dirigindo a uma velocidade entre 40 e 50 km/h, se você pressionar o pedal do acelerador por alguns segundos, você perceberá que o veículo muda de segunda para primeira, efetuando uma redução, se a transmissão estiver OK.
Próximo passo: Inspecione a quarta marcha (ou mesmo a quinta se o veículo possuir).
Enquanto dirige a 60-70 km/h em uma estrada plana, sem utilizar o acelerador, pressione o botão do overdrive (quarta marcha) para a posição ON. Você sentirá uma mudança suave para quarta marcha. Passe o botão para OFF e você deverá sentir uma redução para terceira.

Outro sintoma que poderá indicar problemas na transmissão é a patinação. Quando a transmissão está excessivamente desgastada ela “patina” – o que significa que você pressiona o acelerador, o motor sobe de giro, porém a velocidade permanece a mesma.
Se durante o teste drive você perceber quaisquer problemas tais como patinação, trancos ou vibrações e ruídos, ou se a transmissão permanecer travada em alguma marcha, ou mudança deficiente em alguma marcha como, por exemplo, de segunda para terceira, não compre este carro.
Dirija o veículo o maior tempo que puder. Freqüentemente a transmissão com problemas trabalha bem quando está fria, porém ao aquecer (após aproximadamente 20 km) ela começa a apresentar defeito. Assim, é mais conveniente gastar tempo dirigindo o veículo antes de comprá-lo do que gastar tempo e dinheiro depois consertando a transmissão, você não acha?
Normalmente, não deverá haver vibração, tranco, ruído, e nenhum tipo de problemas em qualquer velocidade e em qualquer temperatura do motor em qualquer marcha. Se o vendedor disser que os trancos ou vibrações ou qualquer outro comportamento anormal da transmissão é normal para este veículo ou é porque o carro está frio ou qualquer coisa parecida, nunca confie neste vendedor !!!
A garantia que ele dá a você sobre o veículo não significa que a transmissão do veículo não quebrará. Ela somente significa que o vendedor consertará o veículo se ele quebrar. Dependendo da oficina em que ele fará o serviço de sua garantia, em muitos casos a transmissão não durará muito.

fonte:http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/1302