Saiba os cuidados para seu banco de couro durar mais


Quem já teve um carro com banco de couro sabe as vantagens de higiene, requinte e conforto que ele proporciona. Mas alguns cuidados são fundamentais para aumentar a durabilidade, o brilho e a eficiência do material. Consultamos alguns especialistas e fizemos um resumo bem útil para servir com guia.

A limpeza dos bancos em couro é mais fácil que a dos assentos em tecido e dura mais tempo. O material favorece a conservação, entretanto, o brilho pode cair com a exposição excessiva ao sol. Em regiões quentes, como no Ceará, os assentos e partes internas do veículo revestidos com couro - como portas e volante - necessitam de cuidados constantes. O sol queima, resseca e causa rachaduras.

Para tirar a poeira, basta passar um pano seco e macio semanalmente. Os assentos de cores claras podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica barata e eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro nos assentos e partes em couro. Depois é só retirar o excesso com um pano seco. Os chicletes que as crianças gostam de grudar nos bancos podem ser removidos com gelo.

Uma alternativa duradoura é a hidratação do couro. Existem produtos importados que, combinados, revitalizam as partes em couro dos veículos, conservando-os por mais tempo. A limpeza com emulsão de silicone para hidratar e proteger contra rachaduras, desbotamento e ressecamento mantém a aparência e brilho originais. No caso de líquidos derrubados no banco (café, leite, refrigerante, bebidas alcoólicas e água) e produtos gordurosos (óleo, azeite, creme e chocolate) deve-se remover imediatamente com pano macio e absorvente, friccionando suavemente; limpar com pano levemente umedecido com água morna em solução de sabão neutro; deixar secar naturalmente. Nunca se deve usar objetos pontiagudos e/ou abrasivos, bem como esfregar um banco em couro com escova.

fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=469220